quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Banda Restart divulga patrocinadores em ações e pelas redes sociais

Que o Restart é a banda teen do momento todo mundo sabe. Mas, pouca gente sabe que atrelado a esse sucesso, vários contratos publicitários estão sendo feitos a partir do nome da banda.

Nascidos na era digital, os integrantes do Restart criaram na internet o ambiente ideal para difundir suas músicas e produtos para os fãs. Em um ano e meio já chegaram a mais de 28 milhões de views no canal oficial do Youtube e mais de 6,5 milhões de plays no MySpace. No Twitter, os artistas falam com mais de 2 milhões de seguidores, somando-se os perfis dos quatro integrantes e o oficial da banda.

É justamente na rede de microblogs que começam a proliferar novos contratos para o grupo. A Reebok, marca representada no Brasil pela Vulcabras|azaleia, fechou patrocínio até o final de dezembro com os jovens, que passam a ser garotos-propaganda do tênis ZigTech. A Reebok acredita que o ZigTech tenha o mesmo perfil da banda, ou seja, é inédito, provocativo, arrojado. O produto tem uma afinidade muito grande com o Restart em função do seu design e cores.

Além de usar os tênis nos shows e fotos, os  artistas utilizam o Twitter para divulgar a marca. “Depois que eles twitaram o link do perfil oficial do tênis, em menos de uma hora, a Reebok já tinha mais de 5 mil seguidores. Eles trabalham demais no Twitter. Cada um escreve umas 10 vezes ao dia”, conta o produtor musical Guto Campos, da ArtMix.

Outro contrato foi fechado com a Schincariol, para divulgação da bebida mista Skinka. “Durante um mês eles vão divulgar a bebida no Twitter e também vão gravar vídeos para a internet”, comenta o diretor artístico Marcos Maynard, da Maynard Music.

A Skinka criou o “Desafio Restart”, que vai premiar fãs da banda com um par de ingressos e kits personalizados dos integrantes do grupo. O concurso vai acontecer também em outras mídias sociais, como Facebook, Orkut e YouTube até o dia 16 de dezembro. Os meninos do Restart já gravaram um vídeo convidando os fãs para participar do concurso. Para participar, eles devem responder, em apenas 140 caracteres (pelo Twitter), o que diriam ao segurança do show da banda para que ele os deixasse entrar sem ingresso.


O sucesso garantiu à banda status de estrela de um gênero criado por eles, o happy rock – termo, inclusive, registrado pelo grupo-,  e  também contratos com patrocinadores,  licenciamento de produtos da marca Restart e outros negócios ligados ao showbusiness. Fora do mundo virtual, produtos ligados à marca do grupo não param de surgir através da empresa de licenciamento Angeloti Licencing & Entertainment Business. São chicletes, cadernos, squeezes, álbum de figurinhas e revistas personalizadas. No próximo ano serão lançadas, pela empresa Meltex, camisetas, mochilas, tênis, lancheiras e estojos. A Flux irá lançar relógios digitais e analógicos. Uma das marcas registradas do estilo dos músicos, os óculos coloridos, ainda estão sendo negociados para licenciamento.

Bom ou ruim, se você gosta ou não gosta, a verdade é que as empresas estão usando o gancho do sucesso da banda Restart para promoverem suas marcas utilizando meios como as ações promocionais e as redes sociais com entretenimento. Esperto são as marcas que aproveitam esse nicho do mercado, para atingir o público desejado de maneira divertida, correta e certeira.

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